Como cuidar de cabelos finos:
Aqui são dois os principais problemas: a falta de volume e a facilidade com que os fios quebram. Aumentas a espessura dos fios é difícil, portanto, uma boa orientação é usar produtos específicos.
Os melhores xampus: “São aqueles com tecnologia para dar volume”, diz o cabeleireiro parisiense Teddy Charles, consultor de uma marca famosa de produtos. Xampus desenvolvidos para cabelos finos ou oleosos devem ser evitados, pois os deixam secos. Se costuma lavar a cabeça todos os dias, prefira um produto suave, para uso diário, e não exagere na quantidade.
Outros cuidados: No banho, evite água muito quente porque favorece a oleosidade. O secador deve ser usado com moderação e aliado a um protetor térmico. Quando for alisar os fios, prefira uma escova superficial, sem puxar muito.
Cabelos Coloridos:
É comum quem usa coloração reclamar de ressecamento. Isso acontece porque a química abre as escamas do cabelo e deixa a camada interna exposta, ocasionando a perda de água e queratina. O desbotamento é outro problema recorrente.
Os melhores xampus: São aqueles desenvolvidos para cabelos coloridos. “Eles têm ingredientes que ajudam a reparar danos sofridos no processo de coloração”, diz a cabeleireira Rita Hazan, consultora de uma marca famosa de produtos. E mais: seu pH mais alto impede o desbotamento.
Outros cuidados: É importante dar um mês entre uma coloração e outra. Fazer mais uma química no mesmo dia, nem pensar. Sempre que possível, recorra a um profissional para fazer o procedimento e, duas vezes por semana, aplique uma máscara condicionante.
Cabelos cacheados:
Os cabelos cacheados crescem lisos a partir da raiz e formam cachos ao longo do fio. Por isso, tendem a ser um pouco menos ressecados que os crespos. Esse tipo de cabelo impede que a oleosidade que se produz na raiz chegue até as pontas. Isso faz com que esses cabelos fiquem mais secos, frágeis, arrepiados e sem forma.
Os melhores xampus: É muito importante saber a diferença entre os cabelos crespos e cacheados para utilizar os produtos certos; caso contrário, seus cabelos podem ficar opacos e sem movimento.
Outros cuidados: A hidratação é fundamental para repor os nutrientes necessários, devolvendo o brilho, maciez, elasticidade e a forma dos cachos.
Cabelos Volumosos e com Frizz:
Esse tipo de cabelo demanda, em média, três vezes mais tempo para arrumar do que os outros. Algumas particularidades: as proteínas que o constituem formam uma curva no fim, o que favorece o crescimento assimétrico e a forma espiral; a espessura da cutícula é irregular, deixando-o mais vulnerável a agressões. Dada a dificuldade de domá-lo, muitas mulheres o prendem ou recorrem à progressiva. Se não quiser alisar, aproveite o volume. Ele está em alta.
Os melhores xampus: Procure por produtos que tenham ação fortificante e hidratante. Fórmulas com óleos essenciais são uma boa pedida, pois devolvem umidade aos cabelos, deixando-os mais maleáveis e domados. Xampus antirresíduos e de limpeza profunda devem ser deixados de lado.
Outros cuidados: O frizz só vai prejudicar seu visual se o cabelo não estiver hidratado. “Imagine uma esponja. Se colocá-la seca embaixo d’água, ela vai se expandir e absorver essa água. Com os fios é a mesma coisa”, explica a expert em cabelos cacheados, Ouidad. Escova e procedimentos químicos devem ser feitos com parcimônia. Ambos ressecam, propiciando o aparecimento do frizz. Se você não fica sem coloração ou progressiva, procure sempre fazer uma hidratação logo após o procedimento. As adeptas de químicas também devem evitar prender o cabelo com elástico, pois isso contribui para a perda de elasticidade e para deixar os fios frágeis. Na hora de desembaraçar, prefira usar os dedos a escovas e fique de olho na dose de silicone ou leave-in. Em excesso, eles deixam um aspecto ensebado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário